Admirado como melodista original e personalidade cultuada do samba, Wilson Moreira sempre procurou compor em gêneros menos comuns da tradição musical afrobrasileira, como o jongo, o lundu e os ritmos do candomblé. Essa faceta menos conhecida do trabalho de Wilson é revelada agora no CD Wilson Moreira Baticun, em que o compositor se une ao quarteto de virtuoses da percussão – Beto Cazes, Carlos Negreiros, Jovi Joviniano e Marcos Suzano – em um projeto que começou a ser gravado há mais de 20 anos. A ideia inicial era fazer um disco de Wilson fora do samba, em parceria com o produtor japonês Katsunori Tanaka. Na fase de pré produção foram gravadas demos, em 1988 e 1991, em que o destaque foi a voz de Wilson, na época com pouco mais de 50 anos e no auge de sua performance vocal.
Partindo dessas gravações, com o apoio do Prêmio de Apoio à Gravação de Música Popular da FUNARTE e utilizando os recursos da tecnologia de áudio do século XXI, com o acréscimo de mais percussão, sopros, base de cordas e um coro, Wilson Moreira + Baticun finalmente chega ao público trazendo um resultado original
e apontando para as inúmeras possibilidades ainda pouco exploradas da fusão de ritmos da tradição afrobrasileira com os gêneros da música popular urbana.
Formação:
Baticun – quarteto de percussão: Beto Cazes, Carlos Negreiros, Jovi Joviniano e Marcos Suzano
Henrique Cazes – Cavaquinho,Violão, Viola Caipira e Violão Tenor
Paulão Sete Cordas – Violão
Marcelo Caldi – acordeom
Fabiano Segalote – Trombone e Bobardino
Gilson “Índio” Santos – Trompete e Flugelhorn
Daniel Garcia – Sax Tenor e Alto
Coro: Mariana Bernardes, Nara e Zélia.
Repertório:
1- Abrindo os Trabalhos (Baticun)
2- Questão de Identidade (Wilson Moreira)
3- Canto de Sorte (Wilson Moreira)
4- Nega do Balaio (Wilson Moreira, Ney Lopes)
5- Nãna (Wilson Moreira)
6- Nego Sonso (Wilson Moreira)
7- Oloan (Wilson Moreira)
8- No Talho da Madeira (Wilson Moreira)
9- Negro Doce Amor (Wilson Moreira)
10- No Arrebol (Wilson Moreira)
11- Terreiro Grande (Wilson Moreira e Paulo Cesar Pinheiro)