O disco, produzido por Luís Filipe de Lima, marca o primeiro registro de Nicolas como compositor. Nas músicas “Meu Maxixe” e no samba lento “Petite Maman”, dedicado a sua mãe Marie-Claude, falecida em dezembro de 2005, observa-se a sensibilidade, o apuro técnico e o amadurecimento do artista. Neste segundo disco, vibrante como o primeiro, Nicolas exibe seu talento de improvisador e sua sonoridade característica. E nos brinda com um Caçuá cheio de boa música, para dançar, degustar ou simplesmente ouvir “bestando”, como se diz no nordeste.
A palavra Caçuá, de origem tupi, define no nordeste brasileiro o cesto, em geral de cipó trançado, usado para transportar mantimentos sobre o lombo de animais. É também o nome de um belo baião composto por João Lyra e Maurício Carrilho. Tudo muito apropriado para a mistura musical do jovem violinista francês radicado no Rio de Janeiro que, desta vez, coloca em seu cesto uma porção maior de ritmos nordestinos, porém sem abandonar o samba e o choro que marcaram seu primeiro e bem sucedido trabalho “Na Lapa”.
Em “Caçuá”, gêneros como choro, samba, baião e xote ganham arranjos do quarteto de Nicolas, com seu violino, o violão de sete cordas de Nando Duarte, a percussão de João Hermeto e a bateria de Fábio Luna. Para apimentar essa receita tão brasileira, Krassik convidou os solistas Carlos Malta, Chico Chagas, Eduardo Neves e João Lyra. Em uma das faixas, inspirada nas obras dos mestres Luiz Gonzaga e Dominguinhos, a rabeca tradicional do pernambucano “Seu” Luiz Paixão dialoga com o violino de Krassik, recriando um ambiente que lembra as feiras nordestinas. Destaque também para os arranjos de clássicos do repertório carioca como “Juízo Final”, de Nelson Cavaquinho, “Último Desejo”, de Noel Rosa e “Santa Morena”, de Jacob do Bandolim.
Repertório:
1 Deixa Menina (Chico Buarque)
2 Caçuá (João lyra e Maurício Carrilho)
3 Juízo Final (Nelson Cavaquinho e Élcio Soares)
4 Meu Maxixe (Nicolas Krassik)
5 Murmurando (Fon-fon e Mário Rossi )
6 Sanfona Sentida/Cabeceira Mon Amour (Dominguinhos e Anastácia e Sivuca)
7 Um Choro em Cochabamba (Eduardo Neves)
8 Petite Mamam (Nicolas Krassik)
9 Na casa do Zezé (Chico Chagas)
10 O Casamento da Raposa (Nando Azurem)
11 Karanfil / Santa Morena (Dominio Público / Jacob do Bandolim)
12 Último Desejo (Noel Rosa)
13 Bem Temperado/Arrumadinho/Flor da Ingazeira (Luiz Paixão / Luiz Paixão e Nelson da Rabeca)
01 – Deixa Menina 02 – Caçua 03 – Juízo Final