“Bordadeira” resume a vivência artística de Beth Marques e a capacidade de absorver a música e os sentimentos que a cercam. Criada em um sítio em Miguel Pereira, desenvolveu uma grande relação com a natureza e seus sons.
Estudou canto lírico no Conservatório Brasileiro de Música e, mais tarde, cantos africanos e do norte da Índia, na escola Vox Mundi. Mas foi no bar Semente, na Lapa, onde praticou seu canto e fez amigos talentosos, que estão com ela neste bordado de melodias, letras e arranjos.
De Chico e Djavan, ela regravou “Tanta saudade” com uma levada deliciosamente salseada. Paulo César Pinheiro surge em dose dupla com “Amor ausente”, e o clássico “Refém da solidão”, dele e Baden Powell. Já Aldir Blanc, traz imagens fantásticas na parceria com Zé Paulo Becker “Há Miles que vem para bem”. O baiano Roque Ferreira, contribui com três músicas inéditas: “Samba de rodá”, “Cunhatã” e “Rabo de galo”, as duas últimas com Zé Paulo. “Cunhatã” tem o luxuoso arranjo de Leandro Braga, que dialoga com o acordeão de Kiko Horta. De Dorival Caymmi, ela traz a linda “A mãe d’água e a menina”, com um preciso arranjo de sopros de Zé Paulo e a participação do afinado Coro Colorido, formado por alunos da Escola Parque, onde Beth dá aulas de música. Braguinha ressurge com “ManéFogueteiro”, com participação do Trio Madeira Brasil. A faixa-título, “Bordadeira”, de Eduardo Lacerda, mostra o resultado do projeto generoso que a cantora faz na Favela da Maré. Na faixa, estão ainda o virtuoso Carlos Malta, e o grupo Marecatu.
Em“Novos tempos”, tem partcipação vocal de Claudio Jorge e o piano de Itamar Assiére. E finalmente “Veneno que cura” é inspirada parceria entre Zé Paulo e o jornalista João Pimentel.
“Bem-vinda ao universo estelar das cantoras brilhantes, Beth…”
Aldir Blanc
Repertório:
1. Veneno Que Cura (Zé Paulo Becker / João Pimentel)
2. Amor Ausente (Paulo César Pinheiro)
3. Bordadeira (Eduardo Lacerda)
4. Mané Fogueteiro (Braguinha)
5. Há Miles Que Vem Pra Bem (Zé Paulo Becker / Aldir Blanc)
6. A Mãe D’Água e a Menina (Dorival Caymmi)
7. Tanta Saudade (Chico Buarque / Djavan)
8. Cunhatã (Zé Paulo Becker / Roque Ferreira)
9. Refém da Solidão (Paulo César Pinheiro / Baden Powell)
10.Novos Tempos (Claudio Jorge)
11.Rabo de Galo (Zé Paulo Becker / Roque Ferreira)
12.Samba de Rodá (Roque Ferreira)
Ouça prévia das músicas:
Veneno Que Cura Amor Ausente